domingo, 26 de novembro de 2017

Professora de Ensino Médio por amor, sim, senhor!


Constantemente eu sou questionada sobre o porquê de eu não lecionar em Ensino Superior.
"Com o Mestrado, você estaria muito melhor dando aula na faculdade!", é uma das coisas que mais escuto...
Mal sabem essas pessoas que não há status de professora universitária que pague a convivência com meus pestinhas! 
Sou professora de Ensino Médio e Cursinho não por falta de opção, mas sim por sobra de amor. 
Eu amo chegar na escola e a cada dia enfrentar um universo diferente, afinal, adolescente é bicho doido, e nunca se comporta do mesmo jeito. 
Eu amo vê-los crescer, amadurecer, descobrir o mundo... 
Amo mostrar pra eles uma nova forma de enxergar a Gramática véia de guerra, e o quanto a interpretação de texto é muito mais prática e estudo do que "opinião própria". 
Amo ver a carinha deles quando passo um vídeo bacana, quando coloco na prova uma música da qual eles gostam, quando conseguem fazer um exercício difícil, quando - depois de muito tirar 9,9 - conseguem tirar dez numa prova minha... 
Chegar em sala, e ver uma turminha como essa (Esse é o fofo do 1° ano, mas eles representam todas as minhas crias amadas que já passaram por aquelas carteiras verdes... ❣️) sorrir e dizer que está melhor depois que eu cheguei... Isso é impagável! 
Claro que hoje eu só posso dizer isso porque estou em escolas que valorizam meu trabalho, e nas quais a grande maioria dos alunos me respeita e me trata com um carinho inenarrável. 
Já fui muito maltratada como profissional e pessoa por instituições que se dizem de ensino, mas, na verdade, são instituições de dinheiro. 
Já fui extremamente humilhada por coordenadores, alunos, pais... E cheguei a desistir de tudo e preferir ser funcionária pública da máquina de xerox a continuar sendo tratada como lixo por escolas que não valorizam seus profissionais. 
Tanto que hoje só presto serviço em lugares no quais acredito e nos quais vejo meu trabalho ser valorizado como deve. 
É muito triste ver milhares de colegas que hoje se encontram nessa mesma situação pela qual já passei e hoje, graças aos deuses, não passo mais. Força aí procês, minha gente! ❣️ 
Continuemos acreditando e investindo nosso tempo e nosso amor na educação, porque, no final, é só ela que poderá salvar essa nossa sociedade de si mesma. 

Patrícia Pirota 
Novembro de 2017. 

PS: Vou passar a trazer para o blog os meus textos do Instagram. Tanto pra guardá-los de uma forma mais organizada, quanto pra movimentar este muquifo cheio de teia de aranha. =)

6 comentários:

  1. Sou professora e assim como você escolhi ser professora de ensino fundamental e médio por amor, em detrimento do ensino superior. Te acompanho no insta e no YouTube ( saudade dos vídeos do MMEV) e te admiro demais. Parabéns pela coragem de caminhar e não desistir dos seus objetivos e valores. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, professora. Gosto muito de ouvir e ler seus conselhos e experiências.

    ResponderExcluir
  3. Descobri vc estes dias e já está aqui no coração. Meu desejo era que todos os professores tivessem metade da paixão que vc tem pelo que faz. E acima de tudo, que olhassem para aquele aluno... sabe aquele, sim aquele mesmo que todos tem vontade de esganar; e conseguissem enxergar que tudo que ele mais quer é atenção e carinho.
    Parabéns professora
    Continuemos na luta 😘

    ResponderExcluir
  4. Legal prof infelizmente algumas instituição são assim como vc relatou.sou professor de ensino médio na rede estadual' vim conhecer vc faz pouco tempo nossa categoria precisa de mais pessoas com a sua visão

    ResponderExcluir

'Brigada por ter me dado um 'cadinho do seu tempo!
Assim que possível, respondo, viu!
Beijo procê!